Objetivo Geral: O objetivo da disciplina é aprofundar os conhecimentos obtidos por meio de Algoritmos e Linguagem de Programação I, dando enfoque particular aos mecanismos de armazenamento e organização dos dados em um computador, de modo que os mesmos possam ser organizados, manipulados e filtrados de maneira eficiente. Tal aspecto fornece embasamento para áreas correlatas, bem como prepara os acadêmicos para a continuidade dos estudos e/ou uma atuação profissional exitosa.

 Objetivos Específicos

 ·        apresentar diferentes tipos de estrutura de dados abordando seus respectivos propósitos de aplicação;

·        apoiar o exercício da construção da lógica de programação, principalmente o que tange as estruturas de dados; 

·        correlacionar os conteúdos programáticos com as subáreas da computação que empregam as técnicas de estrutura de dados;

·        apresentar reconhecidos métodos de organização de estrutura de dados, bastante difundidos academicamente, que se tornaram implementação de referência;

·        despertar o interesse por estudos mais avançados na área da Ciência da Computação;

·        consolidar o uso do ambiente de virtual de aprendizagem Moodle. 

A disciplina de Banco de Dados tem o objetivo de iniciar o aluno na abordagem de banco de dados. tornando-os aptos a modelar estruturas de banco de dados e desenvolver sistemas computadorizados utilizando um sistema gerenciador de banco de dados.

O principal objetivo da disciplina é capacitação dos alunos quanto ao uso de técnicas de programação de computadores, linguagem de programação e Ambiente Integrado de Desenvolvimento, fornecendo embasamento para áreas correlatas, bem como preparando-os para a continuidade dos estudos ou uma atuação profissional exitosa

Engenharia de Software é uma área da computação voltada à especificação, desenvolvimento, manutenção e criação de sistemas de software, com aplicação de tecnologias e práticas de gerência de projetos e outras disciplinas, visando organização, produtividade e qualidade.